Marketplace do Coletivo de Fato voltado para a arte brasileira impulsiona renda de artesãos
- Coletivo de Fato
- 11 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
O marketplace da Associação Coletivo de Fato foi lançado para aumentar o reconhecimento e a renda de artesãos locais, com intuito de enaltecer a arte brasileira 1 min de leitura
POR ISADORA MORAES
05 MAI 2021 - 15H12

Trabalho feito por artesãos brasileiros e divulgado no Marketplace da Associação Coletivo de Fato (Foto: Divulgação / Xapuri Brasil)
Hoje, 5 de maio, será lançado o site institucional e o marketplace, da Associação Coletivo de Fato. Com mais de 30 lojistas, o coletivo promete incentivar o mercado do artesanato e da arte popular brasileira, levando reconhecimento e melhores condições de trabalho para os artesãos do nosso País. O marketplace uniu produtos de todos os associados, para que as pessoas tenham referência de compra, uma vez que os itens vendidos são movidos por três pilares: responsabilidade, respeito e ética. A pandemia provocou um desastre econômico em todos os setores e isso foi mais um motivo para que a associação levasse adiante esse projeto. Compras Coletivas e Rodada de Negócios são duas iniciativas que visam a descoberta de novos artistas e localidades, colocando o artesão no papel de protagonista. "Nós viemos para multiplicar as lojas, os artesãos e os produtos. E, principalmente, resgatar técnicas artesanais e o manejo sustentável da matéria-prima, como geração de renda no meio da pandemia. Trabalhamos para conseguir absorver a enorme produção artesanal do País. Esse é o principal objetivo da Associação”, diz Anny Darakjian, presidente da Associação Coletivo de Fato.

Associação incentiva o artesanato e a arte popular brasileira (Foto: Divulgação / Xapuri Brasil)
Segundo Darakjian, muitos arquitetos não usam o artesanato e a arte brasileira em seus projetos. “Isso é triste porque o Brasil é riquíssimo em objetos, utilitários, em matéria-prima diversificada, cada bioma tem uma palha, uma madeira, uma pedra diferente e os produtos são infinitos. Temos diversos pólos cerâmicos no Brasil, desde indígena até o Nordeste, no meio do País”, completa.

Artigos de decoração são feitos por artesãos regionais (Foto: Divulgação / Xapuri Brasil )
Por isso, este site vem para apresentar uma curadoria especial, focada na produção artesanal brasileira. As lojas associadas têm acesso livre à plataforma, fomentando uma autonomia dentro do mercado. Além de funcionar como uma vitrine nacional e internacional, o site também gerará dados importantes para instituições que trabalham em prol do artesanato popular, como Sebrae e Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).
Revista Casa e Jardim, Maio, 2021.
Comments